Colônia de Férias agita crianças no Bairro São Francisco


O Centro Educacional São Francisco, em São Sebastião, promoveu no mês de janeiro, a primeira colônia de férias da escola, para 60 alunos, com idade de 5 a 12 anos.

Segundo a vice-diretora e coordenadora da colônia, Ghisa Porto, o objetivo era oferecer aos alunos momentos de lazer e educação, “evitando que fiquem ociosos ou perambulando pelas ruas durante o período de férias escolares”.



Ela afirma que a iniciativa agradou em cheio alunos e pais. As atividades lúdicas contam com o trabalho de 20 monitores, alunos regulares do ensino médio do CED São Francisco.

Os encontros ocorrem à tarde. Além das atividades de recreação e lazer, os alunos recebem alimentação e participam de oficinas de criação de stop motion, sapateado, leitura, entre outras. A participação foi gratuita e contou com o apoio de voluntários e de vários parceiros da escola.



As atividades foram realizadas na própria instituição de ensino, e teve visitas programadas para dois pontos da cidade. Um dos passeio foi a visita ao Viveiro Ranchão Paraná, em Brazlândia. O segundo foi no Clube dos Subtenentes e Sargentos do Exército. Ambos são parceiros da escola. Os passeios foram realizados graças ao apoio do Instituto Brasília Ambiental- Ibram, Ministério da Justiça, Mercado Cultural, Instituto Pró-Mediação, e da Brasília-Tur.

Outro parceiro é o Grupo Mais, que desenvolve trabalho assistencial na comunidade e tem à frente a baronesa Lúcia Itapari. Em visita à escola, em 2009, ela gostou dos projetos desenvolvidos e se comprometeu na realização de alguns, tanto que ofereceu a alimentação servida diariamente aos participantes da colônia de férias. Já as mães contribuem na preparação do lanche servido às crianças e monitores.

Monitores

A colônia de férias está sendo a oportunidade para que os 20 monitores coloquem em prática o que conheciam apenas na teoria. “Esse projeto complementa a formação de Técnico em Eventos, oferecida, desde 2008, a alunos do 1º ao 3º ano do CED São Francisco”, diz a vice-diretora.

Foram quatro encontros realizados nos períodos das férias escolares.

Ghisa Porto afirma que a iniciativa é um dos compromissos da direção da escola e do projeto político-pedagógico da instituição, com vistas à qualificação profissional dos alunos.




Fonte: Tribuna de São Sebastião

Foto: http://cedsaofrancisco.blogspot.com




0 comentários: