Parque Ambiental do Bosque em São Sebastião

Em breve os moradores de São Sebastião irão contar com mais um espaço de lazer. As obras de revitalização do Parque Ambiental do Bosque da cidade estão a todo vapor.

O Parque criado há 15 anos, não contava com infra-estrutura adequada para a prática de lazer. A parceria entre a Novacap e a Administração Regional da cidade permitiu a mudança. No local, está em construção pista de Cooper, ciclovia, parques Infantis e um núcleo ambiental. Cerca de 80% da primeira etapa das obras foram concluídas. A previsão é que em 2010 o espaço seja entregue a comunidade.


Uma das grandes novidades do parque será a construção do quiosque da natureza, que será utilizado para aulas de preservação ambiental.

Segundo o administrador Alan Valim, um dos objetivos da revitalização foi responder os pedidos da população. “A manutenção do espaço é importante para levar qualidade de vida para o morador de São Sebastião”, disse o administrador. “Queremos conscientizar a comunidade para a importância que a manutenção do parque tem para cidade”, finalizou.

De acordo com o administrador do parque, José Carlos Maciel, o espaço de São Sebastião tem características vegetais diferentes dos outros parques de Distrito Federal, mata de galeria com grande potencial de umidade. Além de São Sebastião, este tipo de vegetação é encontrado apenas no parque de Sobradinho. “Essa vegetação nativa da bacia hidrográfica do Rio São Bartolomeu”, explicou. “Além da mata nativa, mais 150 mudas de árvores foram plantadas no espaço”, disse.




Comunidade

O parque está localizado entre os bairros Vila Nova e Residencial do Bosque. A sua revitalização era uma velha reivindicação da comunidade local. Desde início das obras, os moradores estão sensibilizados com a proposta de melhorias. Antes, a área era utilizada para jogar entulhos e refúgio de marginais.

Além de ter mais um espaço de lazer na cidade, os moradores esperam que a revitalização do local venha valorizar as casas que ficam nas proximidades. “A comunidade está bem acessível e aberta as questões ambientais. Queremos melhorias”, disse a moradora Ana Cristina Nascimento.

“A comunidade está empolgada. Já está mostrando iniciativa de zelo com parque e principalmente com os cuidados contra a degradação ambiental”, lembrou José Carlos. “Eles não jogam lixo e quando observam alguém jogando logo reclamam”, concluiu.



Em outra etapa do projeto está previsto a instalação de bancos feitos com madeira de reflorestamento, um anfiteatro, plantio de flores, espaço para atividades físicas.

O Parque Ambiental do Bosque em São Sebastião foi instituído desde 1994, possui uma área de 187 mil m2 e conta com vegetação nativa preservada. Mesmo assim, não era utilizado pela comunidade. Apesar da boa localização, o local estava quase que abandonado e era utilizado para esconderijo de marginais e tráfico de drogas. A revitalização do espaço era um velho pleito da comunidade, que temia pela segurança e buscava um local para a prática esporte e lazer na cidade.


Fonte:

http://www.saosebastiao.df.gov.br


Veja mais fotos no Orkut da Administração Regional:

http://www.orkut.com.br/Main#Profile.aspx?origin=is&uid=18087704369316132636


0 comentários: