
Durante três semanas as escolas de São Sebastião participaram do 2º Jogos Escolares de São Sebastião (JESS). O encerramento do evento aconteceu no Centro de Ensino Médio 1, o Centrão, e contou com duas apresentações de rap, além das finais e premiações dos esportes.
Mais de dois mil alunos de 10 escolas de São Sebastião participaram das atividades e competições, que envolviam as modalidades de atletismo, basquetebol, conhecimentos gerais,futsal, tênis de mesa, queimada, voleibol, xadrez e hip hop.
A iniciativa da Administração Regional e da Diretoria Regional de Ensino da cidade tinha como objetivo aproximar e integrar alunos de diferentes escolas de São Sebastião, incluindo o esporte, a arte e a cultura como forma de prevenção da violência.
O Administrador Regional Alan Valim diz que a Administração reconhece o problema e prefere enfrentá-lo de dentro das escolas a partir de atividades como o JESS. Segundo o Valim essa é a melhor maneira de chamar a atenção dos alunos, que estão na idade considerada de risco, 13 a 17 anos, para pontos positivos da escola.
“Acho importante misturar alunos das escolas, pois dá para conhecer mais gente, e as vezes dá para mudar uma visão errada que umas escolas tem sobre outras”, afirma Ana Priscila Rojas,15, estudante da Escola Master.
“Nessas três semanas não tivemos nenhuma briga. O resultado foi o melhor possível”, comemorou Paulo Nascimento, coordenador do Desporto Escolar e Integração Comunitária (DEIC).
Segundo Fábio Barbosa, chefe do Núcleo de Lazer, Cultura e Esporte da Administração Regional, os alunos gostaram muito e já querem a próxima edição dos jogos.
No último dia 10 de novembro (terça-feira) encerram-se o 2º JESS, com as finais do Futsal e Hip Hop, no CEM nº 01 Centrão.
FutsalInfanto MasculinoApós uma semana inteira de jogos podemos conhecer os Campeões do Futsal, em uma partida emocionante a Escola São Francisco, conhecida como Chicão, levou toda sua torcida para torcer pela equipe que enfrentou a Escola de Nova Betânia, o Chicão conseguiu a vitória com 8 gols contra 3 de Nova Betânia.
Infanto FemininoA equipe anfitriã, Centrão, enfrentou as alunas da Escola Master num jogo bem disputado, o jogo começou com pressão total do Centrão que abriu o placar no início do 1º tempo abrindo vantagem de 2 gols em seguida houve uma evolução da Escola Master e Samira e Karol conseguiram o empate. No final da 1ª partida o Profº Edson fez importantes substituições, com a entrada de Laine e Agda que se movimentaram bastante aumentando o placar para o Centrão. Destaque para Laine do Centrão, jogadora habilidosa, que marcou 3 gols, Vanessa (goleira) e Samira da Escola Master que marcou mais um no final da segunda etapa. Placar final Centrão Campeão 6 contra 3 da Escola Master.
Infantil MasculinoEm mais uma final a Escola de Nova Betânia enfrentou os garotos da Escola São José, na primeira etapa São José chegou abrir vantagem de 5 gols contra 1 e Nova Betânia, Marcos Ferreira e Dinozio de Castro foram os destaques com 4 e 3 gols respectivamente, a partida terminou em 8 a 2 para a Escola São José.
Infantil FemininoA Escola São José enfrentou a Escola de Nova Betânia, num jogo confuso, ambas equipes demonstraram muito nervosismo em quadra, houve muita disputada mais o jogo terminou empatado no tempo normal, levando a decisão para os penaltys. Desta vez São José foi melhor e as meninas levaram o troféu após converterem 3 penaltys contra apenas 1 de Nova Betânia.
Mirim MasculinoSem dúvida foi o jogo mais emocionante das finais do Futsal, as equipes compostas por jogadores habilidosos e velozes da Escola São Paulo e São José, mostraram conjunto e entrosamento dentro de quadra. A Escola São Paulo terminou o 1º tempo com o placar de 2 a 1 (2 gols de Mailson). A Escola São José arrancou o empate com gol de Mateus, no início da segunda etapa mas Mailson da Escola São Paulo colocou seu time à frente do placar mais uma vez, só que a Escola São Paulo cedeu o empate novamente, Mateus aproveitou grande oportunidade e marcou novamente, 3º gol dele na partida. A disputa foi levada para os penaltys, o nervosismo era muito grande mas a Escola São José não se intimidou e venceu por 3 a 2. Ao final houve muita emoção para ambos os lados os pequenos atletas choravam de emoção pela conquista e outros pela perda do tão sonhado título.
Mirim FemininoAs meninas da Escola São Paulo entraram em quadra com muita garra e vontade para cima das meninas da Escola Miguer Arcanjo, a primeira etapa terminou em 3 a 0 para a Escola São Paulo gols de Yanka, Bruna e Layane. As meninas da Escola Miguel Arcanjo se esforçaram bastante e no último minuto da segunda etapa a incrível Ana Cristina fez um belíssimo Gol Olímpico, mas enfim a Escola São Paulo conquistou o título de Campeã.
CAMPEÕES FUTSAL
MIRIM FEMININO
CAMPEÃO: SÃO PAULO
VICE CAMPEÃO: MIGUEL ARCANJO
MIRIM MASCULINO
CAMPEÃO: SÃO JOSÉ
VICE CAMPEÃO: SÃO PAULO
INFANTIL FEMININO
CAMPEÃO: SÃO JOSÉ
VICE CAMPEÃO: NOVA BETÂNIA
INFANTIL MASCULINO
CAMPEÃO: SÃO JOSÉ
VICE CAMPEÃO: NOVA BETÂNIA
INFANTO FEMININO
CAMPEÃO: CENTRÃO
VICE CAMPEÃO: MASTER
INFANTO MASCULINO
CAMPEÃO: SÃO FRANCISCO
VICE CAMPEÃO: NOVA BETÂNIA
Hip Hop
As disputas do Hip Hop foram realizadas com duplas representantes das Escolas de São Sebastião, estiveram presente no júri as cantoras do Grupo de Rap, nascido em São Sebastião, Atitude Feminina e o DJ Raffa, filho do músico Cláudio Santoro, além disso o Grupo de Rap também de São Sebastião Diga How agitou a galera com músicas de seu recente CD.
CAMPEÕES DO HIP HOP
1º Diones e Matheus ___________________________ CED São Francisco
2º Everson e Wagner ___________________________ CEF Nova Betânia
3º Pollyana e Patrícia ___________________________ CEF Cerâmica São Paulo
4º Robson e Matheus ___________________________ CEF Cerâmica São Paulo